
Partindo do planeado tempo e tendo em conta que tens 20 minutos dos quais 9 se focam numa apresentação digital, 7 servem de espaço para questões e os restantes 4 são deixados a teu critério, conta-me o que fazes.
Não revelando o seu nervosismo interior, Ricardo apenas responde que o tempo não lhe pertence nem o define, portanto não levou qualquer tipo de objecto digital ou material para expor. Justifica-se sublinhando não ter paciência para opiniões terceiras que apenas se reflectem em notas obtidas através de ridículas comparações interpessoais.
Sem deixar nada por dizer e sentido-se orgulhoso, Ricardo afirma que o facto de não ter entregue a apresentação só o deixa motivado. No fundo sente que ninguém, nem mesmo os banais júris, necessitam saber nada sobre si nem sobre o modo como trabalha.
Arquivadas em pequenos diários gráficos, estão ideias, teorias e razões explicativas do modo como actua. Somente tendo acesso à ultima página de um dos seus cadernos, percebi que Ricardo planeia algo grande.
Sem universidade feita, sem regras definidas ou rotina repetitiva, redigiu apenas: Bangkok + 1 mês + Mereço. Não o conhecendo não consigo perceber o porquê de o fazer nem mesmo a razão pela qual o acha merecer.
Questionando-o sobre, responde friamente: Porque não fazê-lo? Acredita que vou, estou só a juntar algum dinheiro e em breve terei a passagem em mão.
Uma mensagem persuasiva, uma ideia brilhante para fazer o dinheiro necessário num curto espaço de tempo e uma mochila, são o suficiente para passar um mês entre a misteriosidade Tailandesa, o calor do Cambodia e o desconhecido Vietname. O facto de não ter nada certo é o motivo que me vai fazer mexer e lutar por este sonho e ambição nos próximos meses. Estar lá é a certeza, quando a incerteza, como o desafio.
Desenjando o melhor para Ricardo me despeço. O Jonathan precisa de ajuda na cozinha. O alemão é insaciável, nunca satisfeito nem mesmo depois da brilhante apresentação de 20 minutos que teve. Se há quem em 20 minutos revolucione também à quem em 20 minutos se perca em sonhos. Os 4 restantes são apenas para dizer que hoje também apresentei algo. Foi bem diferente da apresentação do Ricardo ou do Jonathan. Desta e provavelmente pela última vez, fi-la como deve ser feita.
Agora mudei de página. Boa sorte Ricardo, Parabéns Jonathan.

